Equilíbrio: Auto-suficiência x Insegurança

Dois extremos, o qual temos que alcançar o equilíbrio entre eles para que não venhamos sofrer com as consequências ruins de um ou outro.

Ser auto-suficiente, para aqueles que são inseguros, parece algo bom.

Mas o problema de ser auto-suficiente é que leva a pessoa a achar que pode tudo, e só Um pode Tudo!
A pessoa auto-suficiente, não reconhece que precisa da ajuda de outras pessoas, por isso tem dificuldade de pedir ajuda mesmo quando ela vê que está precisando. Mas é muito difícil reconhecer isso, pois ela acha que é boa o suficiente em tudo o que faz, não consegue enxergar seus erros, e muitas vezes acaba isolada, pois afasta as pessoas de si.
Somente Deus é Bom e Pode Tudo, só Ele é perfeito.
Temos que saber reconhecer que nem tudo podemos fazer sozinhos, e saber pedir ajuda, passando por cima do nosso orgulho. Ou seja, sendo humilde e aprendendo a trabalhar em equipe.

Por outro lado, a pessoa insegura, é aquela que tem medo de fazer qualquer coisa sozinha, está sempre precisando da aprovação alheia e mesmo assim não se sente segura de si mesma. Muitas vezes quer viver na sombra de outras pessoas, é totalmente dependente dos outros.
É claro que essa insegurança tem uma raiz, que muitas vezes podem ser traumas do passado, complexos, más experiências, etc.
E isso faz com que a pessoa tenha medo de tudo o que é novo para ela, então ela se isola na sua zona de conforto. Ou vive se comparando com os outros e querendo ser igual a essas pessoas.
Por isso, geralmente a pessoa insegura deseja ser igual ao auto-suficiente, e deseja ir para o outro extremo.

Mas é possível sim alcançar um ponto de equilíbrio! Como?

Reconhecendo que dependemos de Deus, sem Ele não somos nada. Mas com Ele, podemos tudo, pois Ele nos capacita.

Temos que viver na Sua dependência e crer que Ele está conosco, e uma vez ao nosso lado, podemos enfrentar tudo! Ás vezes vamos precisar da ajuda de outras pessoas, mas ás vezes não temos que ficar dependendo de ninguém, somente dEle!

Somente pedindo a sabedoria de Deus para alcançar esse equilíbrio e saber como agir em cada momento!

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente…” Tiago 1:5

Karen Prodossimo

1 Comment Added

Join Discussion
  1. Thiago Atsushi Hokama 28 de fevereiro de 2017 | Responder

    Isso é muito forte, isso me fez refletir na minha vida e reconheci que preciso deste equilíbrio pois tinha diversos problemas de pensamento e atitude por causa da influência desequilibrada destes aspectos, mas agora irei buscar por esse equilíbrio, vai arrebentar !

Leave Your Reply

FJU JAPAN

O Força Jovem Universal (FJU) existe desde a fundação da Universal e conta com milhões de jovens em todo o Brasil.

O objetivo é alcançar a juventude que se encontra perdida nas drogas, nos vícios, na criminalidade ou que sofre com um permanente vazio interior e sem perspectiva de vida.

Tweets

Encontro Jovem FJU Fazendo História em todo Japão, comente e compartilhe.

Flickr Widget